Translate

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009



Escravidão
J. Norinaldo

Às vezes eu me pergunto se é verdade ou ficção,
Se é fruto de delírio ou simplesmente invenção,
Isto que a história conta sobre a tal escravidão.
É difícil acreditar que sendo seres humanos,
Cometam atos insanos de acorrentar um irmão,
Por diferença de cor submete-lo a servidão.


Por que a história mente tanto
Quando trata desta questão?
E por que a Igreja não desmente?
Essa história que todo mundo é irmão?
Que irmão é este que acorrenta outro irmão?
E na chibata lhe arranca o couro no tronco,
De alguém que nem pediu pra vir ao mundo,
E nem fez nada pra não ter nascido branco?

Nossa Senhora Aparecida,
Santa negra padroeira do Brasil.
Oh! Mãe onde estavas quando estive na senzala?
Esqueceu de mim ou simplesmente não me viu?

2 comentários:

Cris Marchiori disse...

Meu amigo, o poema Escravidão ficou sensacional! Me lembrou a obra "O auto da Compadecida" filme que sou apaixonada!
Eu adorei sua nova obra prima, espetacular!
Uma obra que concerteza fará muitos pensarem no que fazem atualmente com o seu próximo!
Abraços fraternos

João Alves. Ser disse...

Muito bom diria perfeito, e´assim que deixaremos de ser um país de terceiro mundo.

abraços