Translate

sexta-feira, 30 de abril de 2010


Catástrofes

Recebi de uma amiga da Internet uma pergunta, talvez todos já a conheçam, confesso que nunca havia pensado dessa maneira. A pergunta foi vencedora em uma conferencia ou seminário sobre Vida Sustentável.
Quem é que nunca ouviu esta frase: “Precisamos lutar para podermos deixar um planeta melhor para os nossos filhos”
Agora quem já ouviu esta?: “Precisamos lutar para podermos deixar filhos melhores para o nosso planeta”.
Eu nunca. Por que na verdade quem está destruindo, devastando todo o planeta, nossas florestas, poluindo nossos rios, nossos mares, nosso ar, esburacando a terra em busca de lucros, São filhos de alguém que repetiu inúmeras vezes a primeira frase, por que já a ao ouvira do seu pai que, por conseguinte ouvira do seu avô. Quem visitar a Antártida, poderá verificar que as bases mais limpas, mais bem cuidadas são dos paises pobres.
Um cientista passava dias e noites em seu laboratório em busca de uma solução que mudasse o mundo, um dia seu filho de sete anos, adentrou o recinto alegando que iria ajudá-lo, o cientista então, para não decepcionar a criança, pegou um mapa-mundi de uma revista, com uma tesoura recortou em centenas de pedaços, deu ao menino dizendo: Sei que adora quebra cabeças, que tal consertar o mundo? A criança pegou os recortes, uma fita adesiva e foi para um canto. E o pai pensou: pronto, agora tem entretenimento para muitos dias, e jamais conseguirá seu intento. Qual não foi a surpresa quando duas horas depois a criança gritou: Pronto pai, já consertei o mundo. E o cientista alarmado, viu o mapa perfeitamente reconstruído. Filho, como conseguiu fazer isto? E o menino inocentemente respondeu: Quando o senhor começou a cortar o mapa, vi que nas costas havia a figura de um homem, como não sabia como era o mapa antes, mas sabendo como é um homem, foi fácil. Foi só reconstruir o homem. Preciso dizer mais alguma coisa.
Na verdade o mundo não precisa de mudanças ou ajustes, quem precisa mudar somos nós em relação a ele, principalmente ensinando aos nossos filhos amor e respeito pela natureza. A solução da criança quanto ao mapa foi tão simples, quanto o ovo de Colombo, o grande problema é que na teoria sabemos tudo, na hora de colocar o peito n 'água, poucos se arriscam, as catástrofes são como os escândalos, uma abafa a outra e como aconteceu longe daqui, logo esqueço. Assim como foram esquecidas outras do Rio de Janeiro, não por mim, que ajudei as vitimas de 1966, mas também foi só o que pude fazer simples soldado fuzileiro naval.
Pode aguardar que o desastre do Rio de Janeiro, será material de primeira nas campanhas eleitorais, cada um dizendo que resolverá o problema, depois de eleitos: “Aqui pra vocês”

Sem comentários: