Translate

quinta-feira, 28 de maio de 2015



Depressão.
J. norinaldo.


Outro dia eu acordei a tarde por volta das 16:30, havia me deitado com uma forte dor no estomago, mas que aliviara eu conseguira dormir; olhe pela janela e vi que cia uma garoa forte, levantei não encontrei minha mulher, pus uma capa e fui vizinha vê se lá estava tomando mate como de costume, não estava, fui informado fora vista indo em direção a beira rio. Para lá segui e lá chegando, tive uma crise de choro, ao ver que tinha em casa um tesou e buscava restos e molambos pela rua. A vi abaixada colhendo algum tipo de erva, sequei os olhos com a manga da camisa, e a chuva ajudava a disfarçar e perguntei o que fazia. _ A vizinha me ensinou que esta erva é um excelente remédio para o estomago e eu vim aqui colher para te fazer um chá. Não haveria tormenta que escondesse o meu pranto, era tanto que ela se assuntou, pensando que aumentara minha dor, mas meu choro era pela ingratidão, de dar tanta atenção a quem sempre me tirou sem nada dar, sequer uma xícara de chá quando eu estava precisando. Até pareceu um capricho, quando chegamos em casa meu celular tocou e era alguém bem mais jovem e mais bonita, me convidado para sair, demorei a responder mas respondi, nem hoje nem nunca mais, desculpa por te falar assim, mas a partir de hoje só vou gostar de quem gosta de mim, acabo de descobrir o quão errado estava, pois nem mesmo eu gostava, mas tinha alguém que agia assim. Depois olhando um velho álbum, vi o quanto era linda quando jovem, e quantas fotos a sorrir, coisa que nunca mais a vi assim, sorrindo alegre, nem ela e nem a mim. Nunca é tarde para nada, já que a estrada não tem volta, é só aproveitar a que me resta, e colher apenas o fruto que presta e desviar das urtigas e dos espinhos; a depressão pode ser  medo do tédio, acho que descobri o remédio, é deixar que quem é jovem que o seja, que quem seja belo tenha apenas consciência, que nada na vida é para sempre, e quando chega onde eu estou, lembre-se de quem sempre esteve ao seu lado e o ajudou na as horas boas ou difíceis,  quem te ajudou a plantar e colher a uva, ou o araçá mesmo que não tenha saído na chuva. Colher erva para te fazer um chá. Hoje eu falei para a depressão, acho melhor tu ir embora, pois vais ver que de triste por aqui ninguém mais chora, nem por saudade de juventude que todos nós tivemos, mas nem todos chegam onde estamos agora, portanto depressão partiu caindo fora, já não há lugar para ti em meu coração.Se a depressão é excesso de passado, dúvida de presente e escassez de futuro, mudarei meu penamento e nele acreditarei, o furto, antes é uma flor, verde não tem quase valor, colhido somente quando maduro.


Sem comentários: