Translate

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016




Simplicidade Nordestina.
J. Norinaldo.

O chapéu de couro é o meu elmo dourado, e o velho gibão minha armadura, um bisaque limpo para a farinha com a rapadura, a cabaça d’água pra matar a sede e a velha rede no meu matulão e o pé no na estrada em busca do pão; assim é o nordestino que desde menino vive como ave de arribação mas que volta sempre para o seu amado torrão. E quando cai a chuva e o verde se espalha e o milho se enfeita de boneca e pendão, e a meninada sonha com a pamonha e brincadeira na palha do milho e do feijão, com o milho assado, na fogueira grande na noite de são João; no balão colorido enfeitando o céu e o sanfoneiro animando o carrossel. Ah! Como é linda a nossa simplicidade e a felicidade brota como flores no jardim da vida, por mais que seja sofrida o nordestino não troca por nada a terra querida. Comigo é assim, mesmo longe estando, estou sempre chorando ao lembrar a minha; por mais rica a terra que ora eu esteja, meu peito sempre lateja quando penso em Cachoeirinha. Sei que já não sou mais aquele menino, que dai saiu em busca de outro destino, mas de uma coisa sempre tive certeza, esteja no Leste ou no sul, me sentirei tão feliz, mas farei como hoje fiz, chorei ao ouvir nosso Hino em forma de Maracatu. Desafio qualquer povo ou nação, que ame mais seu torrão que o povo nordestino, mesmo que desde menino, tenha que viver feito ave de arribação. Juntamos o sofrimento a dor e a amargura transformamos em rapadura ou num bom doce de umbu e por menor a colheita, o nordestino o seu destino aceita e comemora com um belo maracatu. Viva o nordeste essa pátria que é minha e viva Cachoeirinha esse pedaço de amor, que um dia me amparou e me viu crescer, só quem te conhece pode entender essa paixão tão imensa que por ti sinto, juro, que jamais minto ao exaltar meu torrão, o faço de coração, ó minha terra querida, te amo mais que a vida, a vida que tu pariste, hoje só me verás triste por estar longe de ti, meu corpo pode estar longe, mas minha alma e o meu coração com certeza estão ai.

Sem comentários: